>

sexta-feira, 26 de outubro de 2012

José o Governador do Egito


José o Governador do Egito

Gênesis 37:1-11 Jacó ficou morando na terra de Canaã, onde o seu pai tinha vivido. Esta é a história da família de Jacó. Quando José era um jovem de dezessete anos, cuidava das ovelhas e das cabras, junto com os seus irmãos, os filhos de Bila e de Zilpa, que eram mulheres do seu pai. E José contava ao pai as coisas erradas que os seus irmãos faziam. Jacó já era velho quando José nasceu e por isso ele o amava mais do que a todos os seus outros filhos. Jacó mandou fazer para José uma túnica longa, de mangas compridas. Os irmãos viam que o pai amava mais a José do que a eles e por isso tinham ódio dele e eram grosseiros quando falavam com ele. Certa vez José teve um sonho e o contou aos seus irmãos. Aí é que ficaram com mais raiva dele porque ele disse assim: — Escutem, que eu vou contar o sonho que tive. Sonhei que estávamos no campo amarrando feixes de trigo. De repente, o meu feixe ficou de pé, e os feixes de vocês se colocaram em volta do meu e se curvavam diante dele. Então os irmãos perguntaram: — Quer dizer que você vai ser nosso rei e que vai mandar em nós? E ficaram com mais ódio dele ainda por causa dos seus sonhos e do jeito que ele os contava. Depois José sonhou outra vez e contou também esse sonho aos seus irmãos. Ele disse assim: — Eu tive outro sonho. Desta vez o sol, a lua e onze estrelas se curvaram diante de mim. Quando José contou esse sonho ao pai e aos irmãos, o pai o repreendeu e disse: — O que quer dizer esse sonho que você teve? Por acaso a sua mãe, os seus irmãos e eu vamos nos ajoelhar diante de você e encostar o rosto no chão? Os irmãos de José tinham inveja dele, mas o seu pai ficou pensando no caso.103

1.     Visão

O que é visão? O dicionário fala que é: 1. Ato ou efeito de ver. 2. O sentido da vista. 3. Ponto de vista; aspecto. 4. Imagem que se julga ver em sonhos, por medo, loucura, superstição etc.; visagem. 5. Fantasma. 6. Quimera.

Mas a bíblia fala que visão é um sonho, ou algo que se vê para o futuro. Algo que se vê que ainda não existe, mas que virá a existir por meio de quem a visão é dada.

2.     Perspectiva

O que é? 1. Arte de figurar, no desenho ou pintura, as diversas distâncias e proporções que têm entre si os objetos vistos à distância. 2. Pintura que representa jardins ou edificações em distância. 3. Panorama. 4. Aparência, miragem. 5. Probabilidade. Em p.: esperado, no futuro.

É um ponto de vista e não quer dizer que sempre está certo.

3.     Propósito

O que é? 1. Algo que se pretende fazer ou conseguir; intento, projeto, tenção. 2. Bom senso, juízo, prudência, tino.

É também é chamado de desígnio, um plano – uma meta. Um motivo pelo qual você nasceu.

A.    José tinha visão, perspectiva e propósito.
A visão de Deus na vida dele
A perspectiva de ser alguém grande
Propósito de fazer a vontade de Deus naquela nação

Aplicação:

1.    Visão - José teve uma visão um sonho – esse sonho veio de DEUS. Ele seria um governador e seu pai, mãe e irmãos se curvariam diante dele. Ele seria grande. Ele não entendia o seu sonho, nem seus pais e irmãos. Ele só sabia disso: Que ele seria um governante.

2.     Perspectiva - A forma como viam ele e os seus sonhos:
a.     Seus irmãos o viam com inveja
b.     Seus pais o viam como somente uma criança
c.     E como ele se via? Ele se via como um garoto que tinha um sonho.
d.     E com DEUS via ele?
 
3.     Propósito:
a.     Gênesis 45:5 “... Foi para salvar vidas que Deus me enviou na frente de vocês”.
b.     Gênesis 45:7 “Deus me enviou na frente de vocês a fim de que ele, de um modo maravilhoso, salvasse a vida de vocês aqui neste país e garantisse que teriam descendentes”.
c.     José entendeu que o seu propósito de vida, e de todo sofrimento que passou era o de salvar vidas. De seus pais, irmãos e todas as nações daquela época.
d.    Um garoto desprezado pelos seus irmão e amado por seu pai que Deus colocou uma visão no seu coração

Gênesis 45:5 e 7
v. 5 Agora não fiquem tristes nem aborrecidos com vocês mesmos por terem me vendido a fim de ser trazido para cá. Foi para salvar vidas que Deus me enviou na frente de vocês.
v.7 Deus me enviou na frente de vocês a fim de que ele, de um modo maravilhoso, salvasse a vida de vocês aqui neste país e garantisse que teriam descendentes.[1]
 

_____________________________
Pra. Marilene P. Ribeiro 
IDPB Monte Horebe
Manaus, 21 de outubro de 2012
Culto de domingo
http://idpb.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário