>

terça-feira, 30 de outubro de 2012

1 SAMUEL


1 SAMUEL
História
Uma olhada panorâmica nos livros de Samuel (que, na realidade, são uma única obra em dois volumes) é suficiente para se notar a presença destacada de três nomes da história de Israel: Samuel, Saul e Davi, e de um acontecimento que não é menos importante por ser efêmero: a integração das tribos israelitas em um corpo nacional governado por um único soberano.

A época à qual correspondem os fatos aqui narrados pode ser situada entre a primeira parte do séc. XI e a primeira parte do séc. X a.C., aproximadamente. Começa com o nascimento de Samuel e termina com os últimos dias da vida de Davi.

Com Samuel, encerra-se o período dos juízes ou chefes de Israel. Ele foi o último representante dos tempos de anarquia em que as tribos careciam de coesão entre si e as “julgou” ao longo de toda a sua vida (1Sm 7.15). Não obstante, Samuel não representou somente o ponto final daquele período, mas também, ao iniciar a série dos grandes profetas de Israel com a unção (isto é, a consagração) dos dois primeiros reis de Israel, Saul e Davi (1Sm 9.27—10.1; 16.13), abriu caminho para a instituição da monarquia e para a dinastia davídica.

Os primeiros tempos do reinado de Saul (c. 1040-1010 a.C.) ficaram felizmente marcados por uma brilhante vitória sobre os amonitas, antigos inimigos de Israel (1Sm 11); mas não demorou muito até que a imagem de força e coragem do jovem Saul começasse a desvanecer. 

O rei tornou-se instável e covarde. Via-se, especialmente por causa de Davi, cercado de ameaças contínuas contra a sua autoridade e, sem dúvida, contra a sua própria vida (1Sm 18.6-11). Em tais circunstâncias, diminuída a capacidade de Saul para governar o seu povo, o Senhor o rejeitou (1Sm 15.23,26) e enviou o profeta Samuel para ungir a Davi como novo rei de Israel (1Sm 16.12-13).

Davi (c. 1010-972 a.C.), que, para os israelitas, representa o monarca ideal, é aquele a quem, de fato, se deve a unidade e a independência da nação. Corajoso, decidido e dotado de lúcida inteligência, combateu fora das suas fronteiras para consolidar e aumentar o reino e, dentro delas, para sufocar conspirações contra o seu governo, como a que foi promovida pelo seu próprio filho Absalão (2Sm 15—18).

 A profunda religiosidade de Davi é uma constante na sua biografia (cf. 2Sm 6.14,21-22; 7.18-29), como também o é a sua preocupação em assentar em bases firmes a administração da justiça e a organização do reino (2Sm 8.15-18). Decorre disso que a personalidade de Davi acabou sendo idealizada entre o povo de Israel, muito embora não se tivesse deixado de reconhecer as suas fraquezas e pecados, como o adultério com Bate-Seba e a morte de Urias (2Sm 11.1—12.25). Em todo o caso, porém, o certo é que tanto o reinado como a própria pessoa do rei Davi deixaram uma marca profunda no mundo israelita, que, nele, viu prefigurado o Messias, o Ungido do Senhor para realizar as grandes promessas e esperanças do povo da sua eleição.
Conteúdo e composição dos livros

As particularidades do nascimento de Samuel e do seu relacionamento desde pequeno com o sacerdote Eli estão registradas em 1Sm 1.1—2.11. Associados a Eli no serviço do santuário de Siló, estavam os seus filhos, Hofni e Finéias, igualmente sacerdotes (1Sm 1.3); mas os filhos de Eli eram “filhos de Belial e não se importavam com o Senhor” (1Sm 2.12).

Em um dos muitos confrontos com os filisteus, Israel foi vencido, e foi “tomada a arca de Deus, e mortos os dois filhos de Eli” (1Sm 4.11; cf. 4.1b-5.2). O conhecimento desses trágicos acontecimentos precipitou a morte do idoso sacerdote (1Sm 4.18). Então, Samuel, a quem Deus já havia chamado para ser profeta (1Sm 3), começou a conduzir a Israel também como juiz (1Sm 7.2-17), o que fez até quando o povo manifestou o desejo de ter “um rei sobre nós, para que nos governe, como o têm todas as nações” (1Sm 8.5).

A instituição da monarquia é apresentada em 1Samuel como uma concessão de Deus a esse desejo popular, mas não significa, de modo algum, que ele abdicara de exercer a autoridade última sobre Israel, do qual é o verdadeiro e definitivo Rei. Por isso, na regra seguinte, naquela concessão, as palavras do profeta Samuel exortam o povo com veemência: “Se temerdes ao Senhor, e o servirdes, e lhe atenderdes à voz, e não lhe fordes rebeldes ao mandado, e seguirdes o Senhor, vosso Deus, tanto vós como o vosso rei que governa sobre vós, bem será” (1Sm 12.14).

Saul, o primeiro rei de Israel, padeceu de um forte desequilíbrio emocional, violentamente manifestado na perseguição que empreendeu contra Davi, tão ferrenha, que este foi obrigado a tornar-se um fugitivo e, inclusive, a servir os filisteus como mercenário (1Sm 16—30). A história de Saul, de Davi e dos ásperos relacionamento entre os dois é apresentada como um quadro cheio de contrastes, radiante ao recordar a extraordinária trajetória ascendente do jovem Davi e sombria quando avalia a figura de Saul, com a incomparável decadência da sua personalidade e a tragédia que rodeia a sua morte e a dos seus filhos na batalha de Gilboa (1Sm 31).

O relato do fim dramático do rei, com o qual termina o Primeiro Livro de Samuel (= 1Sm), continua no começo de 2Samuel. Mostra-se aqui um Davi comovido que, em homenagem póstuma a Saul e ao seu filho Jônatas, pronuncia um lamento cujo estribilho repete a vibrante frase: “Como caíram os valentes!” (2Sm 1.19,25,27; cf. vs. 12-27). Mais tarde, passados esses acontecimentos, Davi dirigiu-se a Hebrom, onde foi proclamado “rei sobre a casa de Judá” (2Sm 2.1-4) e, depois, sobre Israel (2Sm 5.1-5). Segundo o autor de 1 e 2Samuel, “da idade de trinta anos era Davi quando começou a reinar; e... Em Hebrom, reinou sobre Judá sete anos e seis meses; em Jerusalém, reinou trinta e três anos sobre todo o Israel e Judá” (2Sm 5.4-5; cf. vs. 1-5). 

O restante de 2Samuel é dedicado inteiramente aos fatos acontecidos durante o reinado de Davi e às circunstâncias nas quais o seu reinado se desenvolveu: a recuperação da arca da Aliança, os acertos e desacertos do monarca, as suas campanhas militares e as revoltas que teve de reprimir. Os últimos caps. são como que apêndices, nos quais encontra-se uma reprodução do Sl 18 (cap. 22) e a descrição de um censo nacional ordenado por Davi (2Sm 24.1-9).
Esboço:
1. Samuel, profeta e juiz sobre Israel (1.1—7.17)
2. Israel pede um rei (8.1-22)
3. Saul se torna rei (9.1—10.27)
4. Primeiros anos do reinado de Saul (11.1—15.35)
5. Davi a Saul (16.1—30.31)
6. Morte de Saul e dos seus filhos (31.1-13)

Nenhum comentário:

Postar um comentário