>

quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Vida vitoriosa


                   Vida vitoriosa



TroféuTexto: Filipenses 1:6 – 3:13,14

Introdução:

O texto que lemos nos mostra dois princípios que moviam a vida do apóstolo Paulo, e o tornavam um grande exemplo para todos nós. Mesmo diante de grandes desafios, como: perigos, perseguições e todo tipo de tribulações o apóstolo não se desanima, persiste  fazendo a vontade de Deus, e sendo  conforme ele mesmo diz em Romanos 8:37 “...mais que vencedores”.

I. Uma convicção poderosa.

“Estou plenamente certo de que aquele que começou boa obra em vós há de completá-la até ao Dia de Cristo Jesus.” Filipenses 1:6 
> Desde o início da criação o homem sempre esteve diante de duas alternativas básicas: Viver em obediência a Deus e gozar de verdadeira felicidade e vida para sempre, ou viver independente de Deus caminhando conforme sua própria vontade e no final colhendo a infelicidade e finalmente a morte. Conforme registra a Palavra de Deus em Gênesis o homem preferiu desobedecer a Deus e viver a seu próprio modo. Desta forma o pecado entrou no mundo e a morte passou a reinar em todos os níveis da vida.
> No entanto é preciso dizer, conforme anuncia claramente o evangelho: Deus não desistiu do homem. E através de seu Filho Jesus ele faz a obra de restauração do homem à comunhão com Deus.
> Assim como Paulo, precisamos ter profunda convicção de que Deus está fazendo diariamente essa obra em nossas vidas. Não estamos vivendo ao léu de nossa própria sorte, Deus está de infinitas maneiras trabalhando em nossas vidas e nos levando a crescer na imagem de seu Filho Jesus. Cada um de nós somos uma obra inacabada de Deus que se completará na volta de Jesus Cristo.
> Paulo escreve essas palavras ainda preso no interior de um frio calabouço. No entanto, seu vigor espiritual, entusiasmo e a alegria por pertencer a Deus são renovados e seus sonhos não morrem. Afinal Deus está fazendo sua boa obra nele e através dele.
> Ë exatamente a convicção de que Deus tem um plano para nossas vidas que nos traz constante ânimo e força para superar os desafios e frustrações desta vida e ainda buscar coisas melhores. Eu e você somos alvos do constante e ininterrupto agir de Deus. Somos, portanto especiais para Deus! Aleluia! Ele nos ama.

II.  Uma decisão fundamental.

“...mas uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que para trás ficam e avançando para as que diante de mim estão, prossigo para o alvo, para o prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus.”  Filipenses 3:13,14 
> Infelizmente muitos em nossos dias estão se desanimando na caminhada de fé e não poucos experimentam constantes períodos de esfriamento na sua vida espiritual.  Muitas vezes a derrota da vida presente se deve a problemas não resolvidos que ficaram para trás e de que Satanás se utiliza para nos derrubar tais como: emoções e pensamentos acusadores, sensações de culpa e vergonha, sentimentos de frustração e raiva oprimidos. Amargura contra outras pessoas como: líderes, pai e mãe, irmão, etc. Questionamentos acerca de tragédias ocorridas e sentimentos de fracasso e desvalor.
> Paulo nos ensina um princípio para uma vida bem sucedida: É preciso decidir resolver  o passado de forma bíblica e avançar para o alvo. Desta forma não permitimos que Satanás se valha do nosso passado de pecado para nos impedir da alegria da comunhão com Deus, da vitória espiritual e de uma vida frutífera no presente.  
> Assim como todos nós o apóstolo Paulo tinha uma história com muitos erros, decepções, frustrações e também muitas vitórias. Mas algo no interior desse homem o colocava acima do senso comum e da mediocridade. Ele havia decidido firmemente resolver biblicamente o passado e avançar para um alvo maior. Os encantos desse mundo não o seduziam, seu alvo era tornar o nome de Jesus conhecido pelos gentios de todo o mundo. Essa é realmente uma decisão fundamental.
> Deus continua colocando diante de nós dois caminhos: vamos ser cristãos frutíferos altamente motivados, caminhando em obediência e submissos a vontade de Deus ou vamos ser cristãos desanimados, presos ao passado e derrotados? A decisão é SUA. Deus te abençoe!!!

Aplicação

- Compartilhe com sua célula o que Deus falou ao seu coração através dessa mensagem.

Autor:. Honório Portes


Nenhum comentário:

Postar um comentário