>

quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Traga a vida em sua casa novamente


Traga a vida em sua casa novamente


vida







Texto: II Reis 4:8-37

Introdução: Construir e manter uma grande família requer uma grande e sábia mulher. O livro de Provérbios descreve o seu valor e caráter.
Provérbios 31:10"Mulher virtuosa, quem a achará? O seu valor muito excede o de rubis”
Provérbios 31:25A força e a glória são as suas vestes, e ri-se do dia futuro”
A força e a nobreza de uma mulher só podem ser testadas pela situação da vida real. Sua decisão calculada e ação antes e durante o tempo de pressões irá revelar o seu valor real. A mulher sunamita hoje no nosso texto irá demonstrar o valor do caráter da mulher quando a morte empunha sua espada contra sua família.
A força da grande mulher que edifica a sua família
I. Seu caráter revelado antes dos problemas virem. V. 8-19
1 - Ela semeia a semente da generosidade. V.8
Sem dúvida, essa mulher construiu o futuro de sua família, ajudando necessidade de outras pessoas presentes. Mesmo com a grandeza do universo e as multidões de pessoas neste planeta, mas Deus nunca deixou de observar a bondade que esta sunamita mostrou ao Seu servo. No devido tempo, Deus certamente irá compensar toda a bondade que temos mostrado para com outras pessoas, especialmente para os homens de Deus.
2 - Ela respeita ao seu marido. V.9
A mulher sábia sabe o seu lugar de direito e ela sabe como apresentar e dar o respeito ao marido. Observe que o marido aprova todas as suas sugestões. Uma mulher não precisa ser mandona, a fim de conseguir o que quer.
3 - Ela pode discernir sobre as coisas espirituais. V.9
A mulher sábia sabe onde colocar o seu investimento. Ela sabe que o homem de Deus é um terreno fértil. Investir sua semente no lugar certo vai significar grande colheita. Mas mais do que os motivos egoístas, esta mulher tem um senso de consciência espiritual. Ela pode discernir o verdadeiro das falsificações. Daí ser piedoso não significa ignorância.
4 - Ela mostra bondade para com o servo de Deus. V.10
Certamente, havia muitas pessoas sem-teto durante esse tempo. Mas este homem de Deus chamou a atenção e os cuidados desta mulher. Ela nunca pode ter a capacidade de pregar e profetizar. Mas, ajudando o homem de Deus fazer a sua tarefa, esta mulher toca o coração de Deus. Aqueles que estão ajudando a avançar o Reino de Deus e propagar a sua palavra certamente irá chamar a atenção do Deus Altíssimo.
5 - Ela não tem uma agenda oculta. V.13
O versículo acima revela a pureza do motivo da mulher. Ela não tem agenda escondida para ajudar o profeta. Ela não é uma oportunista. Ela só quer ajudar e isso é tudo. O profeta pergunta como ele pode pagar toda a bondade que ela lhe deu. Mas a mulher parece feliz e satisfeita com o apoio de seu próprio povo.
6 - Ela possui boas maneira. V.15
Esta mulher era a legítima proprietária da casa. Ela era a patrocinadora ou doadora do quarto em que o profeta temporariamente residia. Mas ao aproximar-se do homem de Deus quando ela foi chamada, esta mulher só "se pôs a porta". Ela deu ao homem de Deus, o respeito e a privacidade. Ela é o bom exemplo de boas doadoras ou patrocinadores deve ser. Não importa o quão grande é a sua contribuição financeira para a igreja ou o ministério, você tem que lembrar que você é apenas um canal de Deus. E você tem que manter a humildade.
7 - Ela está contente com o que ela tem. V.16
Muitas pessoas pedem a Deus por algo e quando as orações não foram respondidas, eles perdem a confiança em Deus. Mas esta mulher é diferente. Sem filhos ou não, essa mulher parece satisfeita e nunca ousou questionar a Deus. Ela considera Deus como Deus. Ela entende que Deus, em Sua sabedoria tem o direito de dar algo a alguém e reter algo a alguém. Certamente esta mulher orou por um filho antes, mas mesmo se a oração era ainda sem resposta, ela servia e continuava sendo fiel a Deus mesmo sem filhos.
8 - Ela cuida de seu filho. V.19
O Senhor dá e o Senhor tira. A morte súbita da criança nos lembra de que tudo o que temos neste mundo está apenas emprestado de Deus. Nada vai ficar para sempre, exceto o nosso relacionamento com Deus. Essa é a razão que não devemos construir nossas vidas sobre a areia. Areia significa tudo o que é temporário. Devemos sim construir nossa vida sobre a Rocha. Construa suas vidas a Deus e através de Seu Filho Jesus Cristo.
Por esta mesma razão, temos que aproveitar todas as oportunidades de mostrar carinho e amor aos filhos e entes queridos que Deus nos deu. Porque amanhã, Deus pode levá-los para longe de nós.

II. Seu caráter revelado durante o tempo de angústia. V. 20-36
1 - Ela é calma na fé e não entre em pânico. V.20-21
Vale a pena apreciar a resposta positiva da mulher em face da crise:
• Quando seu filho morreu: Ela não disse e declarou a ninguém. Ela se recusa a acreditar que a morte está ali permanente. Ela crê que Deus pode ressuscitá-lo dentre os mortos
• Ao perguntar seu marido sobre o porquê de ela estar indo ao homem de Deus. Ela respondeu: "Está tudo bem”
• Quando recebida por Geazi e interrogada sobre o motivo de sua vinda repentina: Ela respondeu: "está tudo bem"
• Quando ela chegou cara a cara com o homem de Deus: Ela não declarou diretamente que o menino estava morto, mas ela sim deu um argumento dizendo: "E disse ela: Pedi eu a meu senhor algum filho? Não disse eu: Não me enganes?”.
Não há espaço para palavras negativas para essa mulher de fé e, como resultado, ela trouxe vida novamente para a sua família.
Além da alegria que foi trazida de volta à família, a fé e a reação positiva da mulher para a crise da vida resultou o seguinte:
• Ela poupa seu marido da agonia
• Ela poupa seu filho da vida anormal se os vizinhos descobriram que ele já estava morto.
• Ela poupa-se tempo exaustivo e interminável para explicar a todos o que aconteceu com seu filho e a causa de sua morte, o que certamente irá interrompê-la de fazer sua ação de fé.
2-Ela tem a confiança de seu marido. V.22-23
Uma palavra de garantia e esta mulher foi autorizada a ir por seu marido. Isto evidencia a trajetória desta mulher no passado. Ela já construiu sua reputação de ser confiável e seu marido não precisa se preocupar.
3 - Ela toma a decisão certa, mesmo em momentos de pressão. V.24
Essa mulher entende a importância do tempo, portanto, ela disse "pressa" para o servo. Mas o mais importante, esta mulher sabe aonde ir quando o momento da angustia vem. Ele foi ao homem de Deus. Ela sabe que desde que Deus é aquele que deu seu filho, então a solução vem também de Deus.
4 - Ela sabe como lidar com a distração. V.26
Ela continuamente evita distração ao se recusar a dar palavras negativas. Certamente que ela não está bem com a morte de seu filho. Mas dizer para o servo, Geazi só vai complicar a situação. Ela escolhe ir a pessoa certa, o homem de Deus.
5 - Ela sabe o momento certo para falar e para quem falar. V.27
Ao encontrar o momento certo e a pessoa certa, ela diz o que está em seu coração. Mas, novamente ela se recusa a declarar diretamente que o filho está morto.
6 - Ela não aceita o segundo melhor para a sua família. V.29
Provavelmente impulsionado pela emoção ou simpatia para com o destino da mulher, Eliseu rapidamente toma a decisão de enviar seu servo com sua equipe e trazer o filho de volta à vida. Isso prova mais uma vez a pureza do coração do profeta. Ele não se importa com quem vai receber o crédito, desde que o filho seja restaurado a vida. Mas tal tarefa não pode ser delegada a um servo de baixo padrão e, provavelmente, a mulher entende que, neste caso, o homem de Deus deve ser o único a fazê-lo.
As mulheres de fé são exigentes. Elas exigem o melhor para a família. Eles exigem a melhor educação para os filhos, o melhor atendimento de saúde, a melhor vida e elas sabem que podem encontrá-los em Deus.
7 - Ela é persistente. V.30
Esse tipo de comportamento persistente deve ser a nossa atitude, especialmente em nossa oração para nossa família - um tipo de fé que nunca aceita um não como resposta.
8 - Ela convida as pessoas de Deus para trazer vida à sua casa. V.34 -35
Espiritualmente falando, pode ter meninos ou meninas mortas em sua família de hoje que precisam de uma segunda vida. Não desperdice seu tempo, mas convide o povo de Deus para trazer a vida novamente à sua casa. Hoje as pessoas de Deus trazem a vida à sua casa pela oração e pela partilha do evangelho de Jesus Cristo que nos trouxe a redenção. A comunhão com o povo de Deus aquece nossa vida espiritual.

III. Sua atitude revelada depois da tempestade. V. 37
1 - Ela é grata. V.37
Provérbios 14:1Toda mulher sábia edifica a sua casa, mas a tola derriba-a com as suas mãos”.


Pr. Aldenir Araújo


Nenhum comentário:

Postar um comentário