>

quarta-feira, 5 de setembro de 2012

O Caráter do Crente


O Caráter do Crente
Texto: 1 Jo 3:1,2



A.   Introdução.
O caráter é a nossa marca distintiva porque reflete exatamente quem nós somos. A vontade de Deus é que tenhamos o caráter de Cristo.
Se você perde um carro, uma casa ou o emprego, voce pode reavê-los com o tempo. Mas se você perde o seu caráter, sua vida se acaba. Portanto, o caráter do crente em Cristo é o seu bem maior.

B.   Tenha muito cuidado com:

1.    A sua língua ( Tg 3:2-10; Cl 3:8; Pv 10:19-21)
Há crentes que tem a língua ferina, não controla suas críticas, não medem as conseqüências do que falam. Acham que as pessoas tem a obrigação de ouvir tudo o que vem em seus corações. Tiago nos manda tirar o veneno de nossa língua. O controle da língua e um sinal de maturidade espiritual.

2.    Seus negócios:
Há crentes que trazem para dentro da igreja o mau hábito de com­prar e não pagar. Outros emprestam dinheiro de outro irmão e nunca de­ volvem o que emprestam. Não existe algo que estrague mais o testemunho de uma pessoa que esse tipo de comportamento. Não deixe que as pes­soas percam a confiança em você. É melhor não comprar e não emprestar do que comprar e não pagar ou emprestar e não devolver.

3.    Seu trabalho
Um crente e uma pessoa trabalhadora, zelosa, esforçada e lim­pa em todo o seu trabalho. Infelizmente, há crentes que nunca tomaram posse desta atitude de vida. Há muitos preguiçosos, há muitos que dormem até tarde. Muitos que gostam de pedir, são ingratos e relaxa­dos em seus trabalhos e não procuram crescer na sua profissão.

Recentemente testemunhamos pessoas que há muito tentam conseguir um emprego e quando conseguem, tomam-se preguiçosas, relaxadas, faltam por qualquer motivo e nao são submissos a seus superiores. O horário de trabalho não é para ler a Bíblia ou para pregar a Palavra. Você não está sendo pago para isso, mas há muitos que se escondem atrás de sua capa religiosa para enrolar um pouco. Isto não é correto diante de Deus.

4.    Sua casa
O crente deve ser uma pessoa zelosa, que limpe o quintal, cor­te o mato, limpe as paredes, pinte (se possível) que arrume o banheiro. A casa do filho de Deus não pode ser uma lixeira, mas deve ser um lugar aprazível, desejável e gostoso de viver.

5.    Sua família:
Um crente não pode ser um espancador, alguem que maltrata sua esposa, que vive gritando dentro de casa e tratando os filhos com ameaças (estude a matéria Família Cristã).

6.    Sua escola:
Um crente não cola. Colar é o mesmo que enganar é mentir, logo, é pecado. Antes, estude, pague um preço e o Senhor te honrará.

7.    Seus vizinhos
Há crentes briguentos, mal-educados e orgulhosos. Por isso, não tem bons relacionamentos com os vizinhos em geral. Não faça isso. Seja um homem ou uma mulher de paz, trate todos bem, seja simples. Dê bom dia, boa tarde, cumprimente as pessoas. Fale com todos.

8.    Sua palavras
Esse é outro grande problema. Há crentes cuja palavra não vale um centavo. Prometem e nunca cumprem o que prometeram. Faltam a comprornissos, inventam desculpas e nao gozam de nenhuma reputação, nem dentro e nem fora da igreja. Esse tipo de gente é uma vergonha para o Senhor Jesus.

9.    Sua vida devocional
Não seja uma pessoa que busca a Deus só nos domingos e, nos outros dias, não tem tempo para Deus. Nao faça isso. Separe um momento diário com Deus para oração, para sua Palavra, para ouvir o seu proprio coração e para vestir as armaduras de Deus. A conviven­cia com o Senhor e com sua Palavra vai solidificar um carater reto e íntegro no coração do homem.

10. Seu trato com todos (1 Jo3:2)
Amados, agora somos filhos de Deus. Você já pensou nisso? Quanta honra? Quanto prestígio? Quanta responsabilidade? Por isso o crente e uma pessoa feliz. Fala com todo mundo, cumprimenta qual­quer pessoa. Não tem vergonha, não e tímido, nem medroso. Na sua boca há palavras doces, nos seus gestos há gentileza e educação pois trata todas as pessoas com respeito. As pessoas olham para ele e se sentem atraídas por causa do seu carisma pessoal. Esse é o filho de Deus. Note uma coisa: as pessoas são mais atraídas pela nossa manei­ra de ser do que pelas nossas palavras.

11. Palavras chave
Um filho de Deus deve usar muito bem as palavras de gentile­za, tais como: obrigado, por favor, com licença, lamento, desculpe-me ou me perdoe. Ao se dirigir a uma pessoa sempre peça e nunca dê ordens. E quando atendido, sempre agradeça. As pessoas fazem coi­sas com prazer quando são reconhecidas. Nosso lema e tratar a todos muito bem.


Texto Extraído do Livro: Caminho Para o Crescimento; Pr. João Nunes Santana; cap. 22, pág. 123 - Direitos Reservado a Igreja de Deus Pentecostal do Brasil. 


Ronildo da Cruz Ribeiro
IDPB Monte Horebe

Nenhum comentário:

Postar um comentário