>

terça-feira, 11 de setembro de 2012

Não julgue um Livro pela Capa


              Não julgue um Livro pela Capa


livrosTexto: Tiago 1:9-11, 2:1-13

Introdução:

Você não pode julgar um livro pela capa. Você não sabe o que está dentro de uma pessoa pelo que parece. Muitas pessoas tomam a sua decisão acerca de uma pessoa baseado em...

I. A Capa

Aqui estão algumas das capas que as pessoas usam:
1. Aparência. A beleza é tudo em nosso mundo. Se você é bonito, você está feito. Nós julgamos as pessoas pela aparência, como elas se parecem e como se vestem.
2. Descendência. Nós julgamos as pessoas de acordo com a sua raça, sua nacionalidade, e os seus antecedentes étnicos.
3. Idade. Você é muito jovem ou muito velho.
4. Realização. Nossa sociedade adora vencedores e os perdedores... esquece. Sucesso e status são palavras-chave.
5. Riqueza. Nós julgamos as pessoas pela sua riqueza e status econômico.
Que atitude você tem com as pessoas que ganham mais dinheiro do que você?
Que atitude você tem com as pessoas que ganham menos dinheiro do que você?
Tiago 1:9-11 "Mas glorie-se o irmão abatido na sua exaltação, e o rico, em seu abatimento, porque ele passará como a flor da erva. Porque sai o sol com ardor, e a erva seca, e a sua flor cai, e a formosa aparência do seu aspecto perece; assim se murchará também o rico em seus caminhos"

II. A Imagem

Tiago nos dá um retrato do que se parece com favoritismo em uma igreja.
Tiago 2:2-4 “Porque, se no vosso ajuntamento entrar algum homem com anel de ouro no dedo, com trajes preciosos, e entrar também algum pobre com sórdido traje, e atentardes para o que traz o traje precioso, e lhe disserdes: Assenta-te tu aqui num lugar de honra, e disserdes ao pobre: Tu, fica aí em pé, ou assenta-te abaixo do meu estrado, Porventura não fizestes distinção entre vós mesmos, e não vos fizestes juízes de maus pensamentos?”
O favoritismo é ...
1. Incoerente com o caráter de Deus. Tiago 2:1 “Meus irmãos, não tenhais a fé de nosso Senhor Jesus Cristo, Senhor da glória, em acepção de pessoas”
Se você quer ser como Jesus, você não pode ter favoritismo. Deus ama todo mundo. Se há um lugar no mundo onde não deve haver qualquer tipo de discriminação, deve ser na igreja. Existe discriminação em todo o mundo, mas há um lugar não importa quem você é ou o que você tem, você é bem-vindo.
2. Inconsistente com os métodos de Deus. Tiago 2:5 “Ouvi, meus amados irmãos: Porventura não escolheu Deus aos pobres deste mundo para serem ricos na fé, e herdeiros do reino que prometeu aos que o amam?”
O favoritismo não é razoável. Isso não faz sentido. Tiago diz que Deus escolheu os pobres. Ele não está dizendo que é bom ser pobre e ruim ser rico. Ele não está dizendo que só os pobres serão salvos. Todo mundo neste lugar é rico em comparação com a maioria do mundo, mas isso não faz a menor diferença para Deus. Você não está contente que Deus não verifica sua carteira antes de salvá-lo? Você não está feliz porque a sua salvação não é baseada em sua conta poupança?
3. Incoerente com as ações das pessoas. Tiago 2:6-7 “Mas vós desonrastes o pobre. Porventura não vos oprimem os ricos, e não vos arrastam aos tribunais?
Porventura não blasfemam eles o bom nome que sobre vós foi invocado?”
Tiago foi escrito numa época em que dos pobres eram cobrados excessivo interesse, mesmo para as necessidades básicas da vida. Era a classe alta que estavam perseguindo os cristãos. Tiago diz: "Por que vocês estão preocupados em impressioná-los. Eles certamente não estão preocupados com impressionante vocês".
Essas mesmas pessoas que eles estavam tentando impressionar estavam tirando sarro de sua fé em Jesus Cristo, mas eles ignoravam isso. Por que eles faziam isso? Porque o favoritismo ignora o pecado, a fim de beneficiar a nível material ou apenas para ser socialmente aceitável.
4. Incoerente com as Escrituras. Tiago 2:8-11 “Todavia, se cumprirdes, conforme a Escritura, a lei real: Amarás a teu próximo como a ti mesmo, bem fazeis. Mas, se fazeis acepção de pessoas, cometeis pecado, e sois redargüidos pela lei como transgressores. Porque qualquer que guardar toda a lei, e tropeçar em um só ponto, tornou-se culpado de todos. Porque aquele que disse: Não cometerás adultério, também disse: Não matarás. Se tu pois não cometeres adultério, mas matares, estás feito transgressor da lei.”
Tiago repete o padrão de Deus nas Escrituras, "Ama o teu próximo como a ti mesmo."
1 João 4:20 “Se alguém diz: Eu amo a Deus, e odeia a seu irmão, é mentiroso. Pois quem não ama a seu irmão, ao qual viu, como pode amar a Deus, a quem não viu?”
O modo como eu me relaciono com você prova o quanto eu amo a Deus. Poucos de nós sabem como amar incondicionalmente. No versículo 9, Tiago diz que não é o tipo de pecado que designa um pecador. Mas, o que viola qualquer mandamento de Deus.
Quantas leis você tem que quebrar para ser um criminoso? Uma. Quantos crimes você precisa cometer para tornar-se um criminoso? Um.

III. O conteúdo

Tiago termina esta seção, mostrando-nos como ver a pessoa verdadeira e evitar essa armadilha de julgar um livro pela capa.
Tiago 2:12-13 “Assim falai, e assim procedei, como devendo ser julgados pela lei da liberdade. Porque o juízo será sem misericórdia sobre aquele que não fez misericórdia; e a misericórdia triunfa do juízo.”
1. Deixe a Bíblia ser seu padrão.
2. Deixe que o amor seja a tua lei.
3. Deixe que a misericórdia seja a sua mensagem.

Conclusão:

Como podemos ter uma igreja em crescimento e uma igreja que as pessoas querem voltar? Sermos uma igreja que ama as pessoas. É o amor que atrai as pessoas. Você não discute com pessoas sobre o céu. Você os ama, para o céu.
Como você os ama para o céu?
1. Aceite as pessoas. Não podemos ser uma igreja cheia de esnobes espirituais. Você conhece, o versículo do argueiro no olho do seu irmão quando você tem uma trave no seu. Não devemos amar o pecado, mas devemos amar o pecador.
2. Apreciar as pessoas.
Filipenses 2:3-4 Nada façais por contenda ou por vanglória, mas por humildade; cada um considere os outros superiores a si mesmo. Não atente cada um para o que é propriamente seu, mas cada qual também para o que é dos outros.”
3. Firmar as pessoas. Dar às pessoas um elevador sempre que puder. Quando as pessoas tropeçar, não criticar, simpatizar. Seja um encorajador, e, não um reclamador.
Você pode incentivar as pessoas apenas sorrindo para elas. Você só tem uma oportunidade de causar uma primeira impressão. Dê um aperto de mão de boas-vindas, com um sorriso.
O que Deus está dizendo em Tiago? A Igreja que aceita, valoriza e firma o povo é a Igreja que Deus abençoa. Absolutamente nada pode parar a igreja que está cheia de amor. E isso não acontece por acaso.
Exige um esforço total de cada um de nós. Todo mundo precisa contribuir para a atmosfera da igreja.
Deixe-me lhe fazer uma pergunta difícil. "Será que as pessoas voltam a igreja por causa de você?" Juntos temos que fazer um compromisso de que esta igreja receberá as pessoas incondicionalmente. Nós não esperamos que as pessoas se comportem como crentes até que se tornem crentes. Quero que nossa igreja tem uma reputação de amor. Nada pode parar uma igreja amorosa. Talvez você seja um convidado ou se esta for sua primeira vez. És tão bem-vindo como um dos membros fundador desta igreja.
Não importa o que você veste ou o seu estatuto econômico, ou se você foi casado uma vez, ou se nunca se casou, ou se foi casado dez vezes. Não importa se você discordar de mim na interpretação da segunda vinda de Cristo.
Você é bem-vindo aqui. Não importa qual a cor da raça que você é. Jesus Cristo rompe todas as barreiras. Somos todos iguais aos olhos de Deus. Deus quer conhecê-Lo.


Pr. Aldenir Araújo


Nenhum comentário:

Postar um comentário