>

segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Direção sem dúvida


Direção sem dúvida


Direção sem dúvidaTexto: Salmo 25:12
Introdução: Os cristãos podem enfrentar decisões difíceis com confiança, sabendo que Deus está disposto a dar-lhes uma direção clara em cada situação. No entanto, aqueles que não conseguem buscar ou esperar por Sua orientação vão experimentar a incerteza, confusão e a frustração. Sentimentos de incapacidade ou o medo de fazer escolhas erradas impedem algumas pessoas de aproveitar as oportunidades maravilhosas.
Outros perdem, porque eles se adiantam e esperam que tudo corra bem. Com tanto em jogo, precisamos desesperadamente da sabedoria de Deus para nos dirigir.

O Senhor quer que você tome a decisão certa em cada circunstância. Ele não está tentando manter a Sua vontade em segredo. No entanto, a sua atitude em relação a sua orientação faz a diferença. Suas instruções são reservadas para aqueles que o temem (Salmos 25:12). Então, quando você reconhece que somente Ele tem o direito de dirigir cada escolha que você faz, Ele te dará a sabedoria que você procura.

I. Um padrão para a tomada de decisões.

As seis seguintes medidas irão ajuda-lo a discernir as instruções de Deus, não importa qual seja a situação que você está enfrentando.

A. Limpar o caminho.

A fim de ouvir a voz do Senhor, você deve remover todos os obstáculos:
1. Limpando o coração do pecado. Qualquer atitude pecaminosa ou hábito deve ser removido antes de prosseguir porque as nuvens de pecado na mente são como a névoa que obstrui a sua visão na rodovia. Pergunte a Deus se há alguma coisa em sua vida que não se encaixa a sua identidade como um seguidor de Cristo. Se Ele revelar um pecado específico, imediatamente confessar e se arrepender disso.
2. Trazendo os seus desejos para o ponto de neutralidade. Haverá momentos em que; o que você quer em uma situação não está em linha com o que o Senhor deseja. A única maneira de você receber a Sua orientação é submetendo-se a ele. Quando você puder dizer honestamente que você deseja que a Sua vontade seja feita mais do que a sua própria, Ele vai te dar uma direção clara.

B. Exercitando a paciência.

Algumas decisões são urgentes, pelo menos a partir de uma perspectiva humana. No entanto, exigir uma resposta imediata de Deus é um sinal de desconfiança. Paciência exige a disposição de confiar no Senhor e se submeter a Seu tempo. Analisar a situação do ponto de vista de Deus e lembrar que aqueles que esperam no Senhor não serão envergonhados (Salmos 25:3).

C. Estando alerta para a pressão.

Ao procurar a direção do Senhor, tenha cuidado para não deixar nada nem ninguém persuadi-lo a escolher um caminho que não seja de Deus. Seja cauteloso:
1. Pressão externa. Às vezes as pessoas não entendem por que você está esperando, e eles podem oferecer conselhos ou empurrá-lo para tomar uma decisão. Em vez de ceder e saltar à frente da vontade de Deus encha a sua mente com a Sua Palavra. Dessa forma, você será capaz de discernir se o conselho se alinha com os seus desejos.
2. Pressão interna. Outras vezes, a pressão para tomar uma decisão vem de dentro. Medo de perder uma oportunidade pode fazer você entrar em uma situação ou relacionamento, em vez de esperar por orientação de Deus. Ele pode levar a uma decisão mais ninguém vai entender, mas se você der o primeiro passo de obediência, Suas bênçãos virão.

D. Persistindo em oração.

Só porque você não recebeu uma resposta imediata do Senhor, isso não significa que ele não está ouvindo. O ponto de oração persistente é não forçar a Deus para fazer o que quiser, mas para ver a situação de sua perspectiva. Enquanto você espera, Ele aprofunda seu relacionamento com Ele e lida com problemas em sua vida que estão impedindo você de crescer espiritualmente.

E. Descansando nas promessas de Deus.

A fim de descobrir o que o Senhor quer que você faça em uma situação, você tem que acreditar em Suas promessas. Ele nos assegura Ele vai responder as orações daqueles que pedem, buscam e batem (Mateus 7:7), e se você ler a Palavra fielmente a cada dia, o Espírito Santo vai levar você para passagens com a orientação que precisa para qualquer situação.

F. Esperando a paz de Cristo.

O último passo no processo de decisão é deixar que a paz de Cristo atue como "árbitro" para a sua escolha (veja Colossenses 3:15). Quando a direção é de Deus, a Sua paz entrará em seu coração e mente. Esta é a prova final de que você está seguindo seu caminho. Não há mais dúvidas - apenas confie.

Conclusão:

Quando você se deparar com uma decisão e não saber o que fazer, lembre-se que a Palavra de Deus é o Seu principal método de falar ao Seu povo. Você também pode receber orientações por humildemente buscar o Senhor em oração e pedindo ao Espírito Santo para ajudá-lo a aplicar os princípios bíblicos para a sua circunstância particular. Quando você espera pacientemente para ouvir a Sua voz e ouvir a Suas instruções, você pode tomar uma decisão confiante, sabendo que Deus lhe deu uma direção clara.

Pr. Aldenir Araújo

Nenhum comentário:

Postar um comentário