>

terça-feira, 14 de agosto de 2012

A Fonte de Todo Potencial


              A Fonte de Todo Potencial





O potencial de todo ser criado está relacionado com sua fonte.

Tudo na vida foi criado com um potencial e possuí o principio do potencial. A criação possui potencial em abundancia. O próprio criador é o potencial principal.

Quando falamos que DEUS é onipotente, nem sempre entendemos o que estamos falando. Onipotente significa que DEUS é sempre potente. A palavra Onipotente é formada de duas outras palavras: oni que significa “sempre” e potente com o significado de “cheio de poder”. Logo, Onipotente significa que DEUS é potencialmente tudo. Ele tem dentro de Si o potencial para ser tudo o que é, foi e será. Ele é Onipotente.


Tudo vem de DEUS.


Tudo o que era é e será já estava em DEUS.


Temos que começar com DEUS. DEUS já existia antes que qualquer coisa fosse criada. DEUS existe. DEUS é a raiz, a fonte de toda a vida.


Antes que houvesse tempo, ele (o tempo) já existia dentro de DEUS. Antes de DEUS criar as galáxias ou a Via Láctea, já existiam em DEUS. Antes de haver um Universo ou um Sistema Planetário com o quarto planeta chamado Terra, girando ao redor do Sol, antes que qualquer coisa surgisse, já existia em DEUS.


Não consigo nem imaginar como eram as coisas quando somente DEUS existia. Vamos tentar imaginar como tudo era. Aqui está DEUS. Ele pisa no nada e nada vê, porque não havia nada, exceto Ele mesmo. DEUS está de pé no topo do nada, olhando para o nada porque tudo ainda estava Nele.


Em DEUS estava o princípio.


A Bíblia diz: “No princípio, DEUS...”. Isto significa que antes de haver um princípio, havia DEUS. Assim, DEUS começou. Vamos imaginar o verso zero, do primeiro capítulo de Gênesis, que poderia ser lido da seguinte forma: em DEUS estava o princípio. Tudo o que existe estava em DEUS. Tudo o que foi criado, foi criado por DEUS.


Quando ligamos Gênesis 1:0 – “Em DEUS estava o princípio” a João 1:1 – “No princípio era o verbo, e o verbo estava com DEUS ... Ele estava com DEUS no princípio”, aprendemos que o Verbo estava com DEUS antes do princípio, não no momento em que o princípio começou.

O Evangelho de João também nos diz que todas as coisas foram feitas pelo Verbo “palavra”.


“1 No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. 2 Ele estava no princípio com Deus. 3 Todas as coisas
foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez. 4 Nele estava a vida ...” (João 1:1-4).


Sem o Verbo nada existiria. A vida estava no verbo. A Vida veio de DEUS. Assim antes de você conhecer a vida ela já existia. Todas as coisas foram feitas por DEUS. Tudo o que você vê, ouve, cheira, experimenta e toca, estava dentro de DEUS antes de existir. Até mesmo aquilo que você discerne, existia primeiro em DEUS.


Veja bem. DEUS tinha mosquitos e ratos dentro de si. Ele tinha o sol, nuvens e planetas Nele. Vacas para fazer sapatos de couro, gasolina para movimentar nossos carros, o carvão das montanhas para fazer o aço. Todas essas coisas estavam em DEUS. Tudo na terra é propriedade de DEUS. Se DEUS decidisse ter sua propriedade de volta estaríamos numa terrível situação. Todas as coisas estavam em DEUS e por isso Lhe pertencem. DEUS no princípio, quando não havia nada, trazia de dentro de si tudo o que o homem está vendo. Agora, dentro dele também estava tudo o que o homem ainda verá.


Se você tivesse conversado com DEUS na estrada do nada, teria dialogado com milhões de vacas, cavalos, montanhas, árvores, limosines, hotéis e praias etc. Todas essas coisas estavam em DEUS. Ele as continha, mas ninguém as via. Por isso é que chamamos DEUS onipotente. Ele sempre está cheio de potencial para trazer à tona o que você vê. DEUS está grávido do universo. Isso quer dizer que se você encontrasse com DEUS na estrada do nada, na esquina de lugar nenhum, antes de existir qualquer coisa, e apertasse sua mão, estaria apertando a mão de tudo, mas não saberia. Estaria em contato com o próprio potencial.


O invisível tornou-ser visível.


No principio, DEUS estava “grávido” do universo e todas as coisas foram feitas por Ele. Entretanto como essas coisas saíram Dele? Como o universo foi formado? Todas as coisas foram criadas por uma ordem divina. Ele as liberou para fora! Do invisível surgiu o visível. As coisas que são vistas, vieram do invisível.


“Pela fé entendemos que os mundos foram criados pela palavra de Deus; de modo que o visível não foi feito daquilo que se vê”. (HEBREUS 11:3).


DEUS sempre teve tudo nele, só que não podíamos ver. Tudo o que vemos agora estava num estado invisível. Tudo o que o homem já viu, primeiro existiu num estado invisível – por favor saiba que invisível não significa inexistente.

Todos os edifícios que vemos, empresas que freqüentamos, pessoas que ganhando e investindo dinheiro, estavam na mente de DEUS. As lojas onde compramos, e também tudo o que está em suas prateleiras, começaram como idéias na mente de alguém. Elas não existiam antes, e ao mesmo tempo já existiam. Embora não estivessem presentes na forma atual, existiam como madeira, concreto, algodão, lã, linho, aço, roldanas e motores.

Alguém teve uma idéia. Através do trabalho transformou sua idéia em coisas visíveis. Hoje, tem o seu dinheiro. Tudo começa no estado invisível. Tudo o que agora vemos, veio de época invisível.


No principio só havia DEUS. Na criação, o universo invisível, tornou-se visível. Tudo o que fora criado, foi criado pela palavra de DEUS. Embora o universo já existisse, DEUS falou para que o invisível se tornasse visível. Você nunca saberia como o universo existiria, se DEUS não o liberasse pela fé.


Pela fé, DEUS liberou o que estava dentro de si. Tudo começou a sair Dele. O que vemos agora nasceu de DEUS, daquilo que estava invisível dentro Dele. Qualquer coisa que você vê, veio do invisível. Nada existe sem que antes estivesse existido em DEUS. Por isso, a fé não é a evidencia de coisas que não existem. É a evidência de coisas que ainda não são vistas. TUDO O QUE VEMOS SEMPRE EXISTIU. Essas coisas tornaram-se visíveis quando DEUS falou. DEUS é a fonte da vida.


Falar foi um trabalho difícil.


O que aconteceu quando DEUS falou e a criação passou a ser visível? Como conseguiu que o invisível se tornasse visível? Falando.


Falar foi um processo. O que DEUS falou e se tornou visível, começou como uma idéia em Sua mente. Em primeiro lugar, DEUS concebeu em sua mente o que queria criar. O profeta nos diz que DEUS criou a terra, planejando primeiro os seus fundamentos (Isaias 48:13). Depois que o plano estava em sua mente, DEUS proclamou e passaram a existir. Quando DEUS estava pronto pra falar, foi só uma questão de executar o que estava no seu plano.


DEUS fez um trabalho de base para a terra e ampliou ou céus. Criou o sol para brilhar durante o dia, a lua e as estrelas para brilharem durante a noite. Deu a cada estrela um nome, encomendou as nuvens para encher o céu e brisas para soprar.


DEUS estava cheio de imaginação. Estava grávido de muitos pensamentos. Seus pensamentos se tornara idéias, suas idéias se tornaram imagens.


O pronunciamento de DEUS foi muito parecido com as contrações de uma mulher na hora do parto. Ele empurrou com esforço, cada criação detalhadamente.

DEUS não criou o mundo apenas pensando nas coisas. Ele trabalhou para que surgissem.

Em seis dias, DEUS criou os céus e a terra. No sétimo dia, descansou.


GÊNESIS 2:2-3 - Ora, havendo Deus completado no dia sétimo a obra que tinha feito, descansou nesse dia de toda a obra que fizera. Ora, havendo Deus completado no dia sétimo a obra que tinha feito, descansou nesse dia de toda a obra que fizera.


Falar deve ser uma coisa razoavelmente séria. Se DEUS, que é poderoso, teve que descansar depois da criação. Falar deve ter sido um trabalho muito duro.


Quando a criação estava completa, DEUS descansou. Foi o primeiro a descansar no sábado. Idealizou o sábado como uma benção. Ele sabe que a vida produz trabalho e o trabalho gera a necessidade de descansar.


O Trabalho de DEUS não está completo.


Ele não deu a luz a todos os seus bebês, Ele continuará gerando, enquanto você estiver gerando, porque você é a continuação da sua geração. DEUS ainda pode criar. Quando você pedir algo, em oração, DEUS não precisara mudar as coisas para não ir a falência. Se a coisa desejada não existir na forma visível, Ele a anunciará e ela irá surgir, fazendo aquilo que é necessário, pois DEUS continua “GRÁVIDO” muitas coisas.


Você pode pedir tudo o que quiser porque tudo está em DEUS. Uma idéia fica em DEUS muito tempo. Nada que pensamos ou fazemos é novo (Eclesiastes 1:9). Tudo o que já foi feito, será feito novamente. Aquilo que pensamos ser novo, na verdade, já existe há muito tempo.


Há uma pessoa na china nesse momento, tendo a mesma idéia que você pensou ser exclusivamente sua. Quando a idéia surge de DEUS, todos recebem da mesma fonte. Até que a idéia seja transformada em ação, DEUS a continuará liberando aos homens e mulheres. Por quê? Porque DEUS é um DEUS de potencial. Embora seja a fonte de todas as coisas, Ele compartilha seus poderes onipotentes com sua criação. Nós como DEUS, estamos grávidos de muitas coisas. Estamos cheio de imaginação, tendo o potencial de sermos mais do que somos visivelmente. Há sonhos, visões, planos, idéias em nós que precisam ser liberados.

DEUS quer que liberemos o seu poder e o utilizemos, porque nos criou com o SEU potencial.






Compilado por:
Pr. Ronildo da Cruz Ribeiro
IDPB-MONTE HOREBE
Livro: Como Compreender Seu Potencial – (Understanding your potential – Discovering the hidden you). Ed. Koinonia Comunidade e Edições Ltda. – Autor: Pr. Myles Munroe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário