>

segunda-feira, 2 de julho de 2012

Dízimos e ofertas


                          Dízimos e ofertas


   

O que é dízimo? A palavra quer dizer literalmente dez por cento. E como se aplica a lei do dízimo? É que de tudo o que você ganha, você precisa por lei (DIVINA) devolver dez por cento. Ele é o agente que não permite que os seus bens sejam devorados. É uma garantia divina que suas coisas darão certo – é um pacto de DEUS com os homens. O dízimo é a parte do homem no acordo.



O que é oferta? Literalmente doar de bom grado, doar com gratidão, dar com generosidade. É o agente multiplicador de seus bens no reino dos céus. É como é um investimento que você faz no banco – ele obrigatoriamente tem que render. No reino dos céus é assim também, quando você oferta ao SENHOR, ELE faz render. Ele abre as janelas do céu e derrama bênçãos sem medidas.

Quando DEUS instituiu a lei do dízimo e das ofertas, ELE simplesmente queria que o coração do homem não estivesse colocado nas coisas terrenas, mas sim que o homem cresse nas bênçãos de DEUS. E dependesse de DEUS.

A intenção de DEUS era que o homem pudesse servi-lo livremente, confiando que o SENHOR é quem providencia a colheita, a fartura e os bens. E não que o homem viesse a depender de seus esforços, vindo assim sofrer de tanto trabalhar, como acontece nos dias de hoje. O homem é escravo do seu trabalho, e não filho de DEUS.

A lei do dízimo foi instituída para que sempre houvesse mantimento na casa de DEUS, o templo, e que nessa casa de DEUS houvesse fartura. Onde o órfão, a viúva, o estrangeiro, pudesse encontrar o favor de DEUS. E também, para que o sacerdote pudesse subsistir com sua família sem ter que trabalhar em outra coisa, mas pudesse cuidar das coisas de DEUS.



As ofertas dizem o tipo de coração que você tem! Se você é generoso, ou não. Se você crê no SENHOR ou não. Se você fala uma coisa e vive outra. As ofertas dizem isso.



LEVÍTICO 27:30 - Também todos os dízimos da terra, quer dos cereais, quer do fruto das árvores, pertencem ao senhor; santos são ao Senhor.

Querido, eu quero lembrá-lo que tudo é do SENHOR, pertencem a ele, e ELE dá a quem Ele quer! Seja você alguém pra quem o SENHOR quer dar.

Provérbios 3.9-10 - Honra ao Senhor com os teus bens, e com as primícias de toda a tua renda; assim se encherão de fartura os teus celeiros, e trasbordarão de vinho os teus lagares.
Quando você dá liberalmente a sua oferta, o seu dízimo, você está honrando ao SENHOR. As pessoas que dão liberalmente ao SENHOR não tem tido, falta de nada. ELE faz prosperar. Acredite nisso.



DEUTERONôMIO 12:6 - A esse lugar trareis os vossos holocaustos e sacrifícios, e os vossos dízimos e a oferta alçada da vossa mão, e os
vossos votos e ofertas voluntárias, e os primogênitos das vossas vacas e ovelhas;

Onde eu posso dar a minha oferta e meu dízimo? Neste lugar, nesta casa da sue oração, neste templo, você pode entregar suas ofertas, seus dízimos, suas primícias. Mas se você não é dessa igreja, por favor querido entregue suas ofertas e seus dízimos na sua igreja, ao seu padre ou pastor, ele é o representante de DEUS para sua vida. É ele quem traz o alento da palavra nas suas dificuldades.



“DEUTERONôMIO 14:29 - Então virá o levita (pois nem parte nem herança tem contigo), o peregrino, o órfão, e a viúva, que estão dentro das tuas portas, e comerão, e fartar-se-ão; para que o Senhor teu Deus te abençoe em toda obra que as tuas mãos fizerem.”

Convide o seu pastor, seu líder de célula, seu co-pastor, seu padre, seu sacerdote, as viúvas, os órfão, o peregrino para comer em sua casa. Quando você for dar uma festa lembre-se deles, e o SENHOR vai te abençoar em todas as obras de suas mãos.


MALAQUIAS 3:8 - Roubará o homem a Deus? Todavia vós me roubais, e dizeis: Em que te roubamos? Nos dízimos e nas ofertas alçadas.


MALAQUIAS 3:9 - Vós sois amaldiçoados com a maldição; porque a mim me roubais, sim, vós, esta nação toda.

Aqui diz que a nação toda é amaldiçoada por não darem os dízimos e as ofertas. Sabe, esta nação pode ser o seu trabalho, o seu emprego, a sua fonte de renda, a sua família. O seu patrão pode ser abençoado por sua causa, ou amaldiçoado, depende muito de você. Se você cumpre as ordenanças de DEUS, é natural que ele seja próspero por sua causa. Do contrário ele pode vir a falência, também por sua causa.



Muita gente quer aumento, mas não recebe, por que o patrão não está sendo abençoado, por causa de seus empregados, que roubam a DEUS e ao seu patrão.

MALAQUIAS 3:10 - Trazei todos os dízimos à casa do tesouro, para que haja mantimento na minha casa, e depois fazei prova de mim, diz o Senhor dos exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu, e não derramar sobre vós tal bênção, que dela vos advenha a maior abastança.

Aqui existe uma ordem, esta no imperativo. Trazei todos os dízimos a casa do SENHOR, para que haja mantimento. Muita gente aqui nesta igreja já foi beneficiada por causa dos dízimos e das ofertas.

Mas existe algo interessante. A palavra deixa bem claro que você pode fazer prova de DEUS, e o milagre vai acontecer. A única vez que a bíblia manda que façamos prova de DEUS, é concernente aos dízimos e as ofertas. Então seja obediente! Faça prova com DEUS.



MALAQUIAS 3:11 - Também por amor de vós repreenderei o devorador, e ele não destruirá os frutos da vossa terra; nem a vossa vide
no campo lançará o seu fruto antes do tempo, diz o Senhor dos exércitos.

Por causa da sua fidelidade as desgraças não irão acontecer. Tudo virá no momento certo. A sua empresa não irá falir. Os empregados não lhe roubarão. Se lhe roubarem prestarão contas ao SENHOR. Os bancos não confiscarão o seu dinheiro.



MALAQUIAS 3:12 - E todas as nações vos chamarão bem-aventurados; porque vós sereis uma terra deleitosa, diz o Senhor dos exércitos.

Você conhece alguém que parece que nasceu de bunda pra lua, tudo dá certo pra ele! Pois é, esse alguém é você. Você quer que as pessoas lhe chamem de bem aventurado. Olha lá aquele cara, tudo o que ele faz dá certo. Olha lá aquela dona, tudo que ela faz dá certo. Ame ao senhor. Honre ao Senhor com os teus bens, e com as primícias de toda a tua renda; assim se encherão de fartura os teus celeiros, e trasbordarão de vinho os teus lagares. (Pv.3:9)

Esse é o princípio – HONRA. Mas só honra quem ama. Então ame ao SENHOR DEUS de todo o seu coração de sua vida e de todo o seu entendimento.

Peça uma unção de liberalidade, onde você entenda que é repartindo que se tem as promessas de DEUS. É dando que se recebe. É buscando que se acha.






Ronildo da Cruz Ribeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário